domingo, 28 de fevereiro de 2010

O enxoval


Ando há quatro dias a dizer que ia escrever um novo post, mas a preguicite do inverno era maior. Ninguém merece o inverno!
Uma das coisas que mais gosto nos preparativos do casamento é o enxoval. O meu enxoval começou a ser feito por minha mãe há alguns anos e sinceramente, já não sei como anda.
Mas de uma coisa tenho certeza, não abro mão do meu enxoval. Como nós já moramos juntos e já temos tudo, o enxoval é que vai dar o gostinho de novidade.
Estou ansiosa por usar tudo o que já tenho! Tudo está sendo feito com carinho e do jeitinho que eu queria. Todas as peças até agora, são bordadas em ponto cruz (adoro!!!)
Um dos itens mais queridos é uma toalha de chá cujo bordado foi copiado de uma toalha de chá que pertencia à minha avó materna. Salvo erro, esta toalha foi do enxoval da minha avó, um bordado com mais de 60 anos. É lindíssimo!!!
Curiosa que sou, fui pesquisar sobre a origem do enxoval (tudo pra mim tem de ter uma origem e gosto muito de saber a respeito) e descobri que sua origem remonta ao séc. XV. O enxoval era designado “trousessau”, palavra francesa que significa embrulho. Foi na Idade Média que as meninas começaram desde cedo a bordar e preparar o enxoval.
Hoje em dia, para quem não tem as habilidades manuais de nossas antepassadas, há lojas com peças maravilhosas para o nosso enxoval de sonho: M Martan, Trousseau, Shoptime etc.
Essas são aquelas que me recordo agora.

Alguns sites recomendam um nº de peças mínimas para compor um enxoval. Há quem ache que são muitas peças, há quem ache que são poucas. Para não crescer muito o post, indico dois links:

Lista de enxoval nº1

Lista de enxoval nº2

Quando chegar ao Brasil tenho de fazer um check list do meu enxoval!
Ai, como é bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...