quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Casamento em Portugal


Saudades!
Ontem não tive tempo de vir ao meu cantinho fazer apontamentos.
Enquanto não tenho minhas definições, aproveito para falar de outros casamentos.
Pelo que reparei aqui em Portugal, os casamentos são verdadeiras maratonas! E explico:
Tradicionalmente os casamentos acontecem de manhã ou no início da tarde. As noivas não fazem o dia da noiva (não me imagino sem o dia da noiva, estou ansiosa por um dia de mimos). O dia começa com os convidados dos noivos em casa. É verdade, os convidados do noivo são recebidos pelos pais do noivo e os convidados da noiva, pelos pais da noiva. É servido aos convidados um lanchinho e vão todos juntos para a igreja, um verdadeiro cortejo.
Após a cerimônia, vão em cortejo para o local do copo d'água (a festa do casamento).
Antes de falar da comilança, vamos falar do local da recepção: Quintas (sítios, chácaras como acharmos melhor) maravilhosas. Em setembro passado fomos ao casamento de um amigo do Pedro na Quinta da Vista Alegre. As fotos estão no nosso orkut de casamento e dispensam mais comentários!
Voltando ao rito do casamento: Antes do almoço é servido um coquetel com salgados dos mais variados . Depois vem o almoço. No casamento do João (amigo do Pedro) o casamento foi no início da tarde e foi um jantar. Depois do coquetel, o jantar foi servido com o seguinte menu: Entrada, dois pratos de peixe, um ou dois (já não lembro) de carne, mesa de queijos, mesa de doces (duas mesas enormes) tradicionais. Sem falar no bolo, que nem sei que gosto tinha porque não podia mais ver comida. A recepção começou por volta das 14hs. Saímos de lá eram quase 2 da manhã e fomos dos primeiros a deixar a quinta. É ou não é uma maratona? Mais de 12 horas de festa!
Eu já estava exausta, doida para voltar ao hotel e dormir. Descobri que não tenho o fôlego que os portugueses têm para festas. A noiva parecia acabadinha de chegar, um pique incrível.
Senti inveja da disposição!
Outra coisa interessante e que vale a pena ser comentado são os preparativos do copo d'agua. Nós no Brasil andamos de um lado ao outro feito baratas tontas a procura de fornecedor disso e daquilo... Tenho de admitir, eles são muito mais práticos! A quinta oferece quase tudo! A Vista Alegre é um hotel rural, portanto até a noite de núpcias está garantida se os noivos quiserem.
Vi no site de outra quinta, a Quinta da Regateira, o serviços que eles prestam, vai a listinha:

-Cocktail de boas vindas no Jardim dos Ecantos(mesa de regionais, mesa do vinho, -cocktail volante e bar de aperitivos);
-Ementas definidas;
-Decoração de salas e exteriores;
-Ementas padrão;
-Painel de marcação de lugares (padrão);
-Animação (DJ);
-Isenção de horário sem custo adicional;
-Bolo de Noivado;
-Buffet de doces, frutas, frios e tábua de queijos;
-Churrasco, caldo verde, bar aberto;
-Exclusividade do espaço;
-Oferta de fotografias tiradas por fotógrafo profissional.

Que maravilha, não? O teu trabalho é, além de pagar, comparecer, e apenas isso. Devem estar a perguntar, mas isso custa muito caro! Engano, comparado à alguns casamentos nossos, isso é muito acessível, é só fazer as contas, some todos os teus gastos com todos estes itens e divida pelo nº de convidados, o preço final é assustador. Ah, e fazem o cerimonial, mas como isto por aqui parece ser meio óbvio nem entra na lista.

Fiquei encantada com o que vi e, depois disso, não quero saber de salões de festa fechados, um viva para os espaços verdes!

Vejam as fotos, são muito lindas!

Como eu não vou me casar aqui, tenho de me contentar com a minha saga!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...