quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A primeira compra

Como eu já havia dito, não posso ainda definir as coisas do meu casamento, o jeito é escrever.
Enquanto almoçava lembrei-me de ter lido algures no orkut, depoimento de uma noiva que não sabia o que acrescentar na lista da primeira compra para a nova casa. Não sei se é porque aos 14 anos já fazia as compras de casa para a minha mãe, mas acho cômico uma pessoa não ter noção do que precisa para a própria casa.
Ninguém nasce sabendo, é verdade! Assim como eu não nasci sabendo, não é? Mas aprendi cedo. Mesmo que não faça compra, acho que qualquer pessoa sabe o que é que se usa por exemplo, para limpar a casa. Ou será que não?
Achei mesmo cômico.
Este foi o meu lado mázinha.
O meu lado boazinha dá algumas dicas para a primeira compra:
1)não se esqueça de que você não é o único consumidor daquela compra e que nem sempre a outra pessoa gosta do que nós gostamos.
2)Comprem o básico e o mínimo necessário. Fazer compra a primeira vez para a casa é super divertido e dá mesmo vontade de trazer tudo para a casa. O problema em fazer isso é que perdemos produtos. Com o tempo passamos a ter noção da quantidade necessária de cada item para o mês. (Se bem que atualmente não vale a pena encher o armário, viva o controle da inflação)
3) Ao guardar as compras, separe um armário para os itens de limpeza (seja de roupa, casa, louça etc). E a razão é simples, desta forma você não corre o risco de comer uma torrada ou um biscoito com gosto de OMO! Façam o impossível para impedir a mistura.

Uma listinha básica de compras:

Alimentação (café, almoço e jantar)

-Chocolate em pó;
-açucar;
-adoçante;
-café e/ou Chá;
-leite;
-manteiga ou margarina;
-requeijão;
-queijo;
-presunto;
-frutas;
-legumes;
-verduras;
-arroz;
-feijão;
-Temperos e condimentos;
-Óleo vegetal;
-azeite de oliva;
- Massas variadas;
-Carnes (frango, vaca, porco etc)
-molho de tomate (para quem não gosta de fazer com tomate fresco)
-vinagre;

Outros

-Filme PVC;
-papel alumínio;
-papel toalha;
-guardanapo;
-fósforos;

Limpeza

-Sabão em pó (2 em 1 é perfeito);
-Amaciante;
-Sabão em barra (prefiro de côco);
-Alvejante;
-Detergente de louça;
-esponja de aço;
-esponja para louça;
-Vassouras;
-pá de lixo;
-lixeira;
-sacos de lixo;
-rodo;
-pano de chão;
-pano para a pia;
-panos para limpeza;
-flanelas;
-balde;
-escova de roupa;
-prendedores de roupa;
-limpa vidros;
-multi-uso;
-álcool;
-desinfetante;
-limpa móveis;

Higiene pessoal

-pasta de dente;
-escovas de dente;
-Shampoo;
-condicionador;
-cotonetes;
-sabonete ou gel de banho;
-fio dental;
-enxaguante bucal;
-papel higiênico;
-absorventes;
-barbeador e acessórios;
-desodorante;

Diversos

-Pilhas;
-Velas ou lanterna;
-Material de primeiros socorros: band aid, gaze,esparadrapo algodão, água oxigenada, anti-séptico, tesourinha exclusiva para a caixinha de cuidados.

Como lembrado pela Ana ( a quem agradeço o comentário), e diga-se que muito bem lembrado, tenha um kit de costura em casa: Tesoura, agulha, dedal, alfinetes e linhas. Não precisa ter carretéis de linhas de todas as cores, as básicas já é um bom começo!
Engraçado não ter me lembrado disso já que um dos primeiros presentes que ganhei do Pedro foi uma caixinha de costura (Desde cedo tentou me transformar em Amélia!!!) Mas de fato é muito importante e quando menos se espera precisamos!


Acho que isto é o básico.

Boas compras!

2 comentários:

  1. Eu também sempre fiz compras com a minha família, entao tb aprendi cedo. Mas sabe o que percebi que era importante so depois de sair de casa? Um kit de agulhas e linhas... Acrecente isso ai na sua listinha!

    ResponderEliminar
  2. Rapha, com certeza vou salvar sua lista! Embora tenha morado sozinha durante 5 anos e sempre fiz compras, desconsiderando o tempo que morei sozinha no exterior, sei que as vezes a 1ª lista pode assustar por uma simples razão: queremos sempre agradar! Tal necessidade acaba por bloquear o óbvio, na antítese da razão!kkkk...
    Contribuição valiosa para futuras noivas, tipo eu assim...kkk
    bjo, Sofia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...