segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Porta guardanapos

Bom dia!

Já é segunda-feira.... O que eu fiz do meu fim de semana, ele passou e eu nem vi! O que me consola é que daqui a pouco vem outro, iupi!
Estava doida para fazer este post. O primeiro post "faça você mesma" do blog. Com tanta conta para pagar, se conseguirmos fazer algumas coisas que reduzam o custo final do casamento, é simplesmente ótimo! Claro que tudo deve ser analisado. Já vi lembrancinhas feitas por noivas saírem mais caras do que se comprassem-nas em uma loja. 
Eu ainda não tentei fazer nada, acho que porque ainda faltam 11 meses para o meu casamento e isto não me preocupa no momento. Mas é claro que faço pesquisas sobre eventuais empreitadas.
E numa destas encontrei um porta guardanapo muito bonitinho e a confecção desenvolvida pela própria noiva, a Elly (para quem quiser, o blog dela é o Mecatronicos) e resolvi postá-lo. 

Uma observação importante: Toda a explicação é da própria Elly, não mudei nada para não tornar confusa a explicação.

Material:

- Contas para as pétalas - é importante que ela seja furada na pontinha, cuidado pra não comprar errado!
- Conta para o miolo - essa é uma continha lisa de um lado e furada do outro, para o acabamento ficar bonitinho;
- Fio de nylon para a flor - uns 25 cm para cada flor, mais ou menos; procure um fio mais fininho, porque o buraquinho do miolo é bem fino, e você vai precisar passar o fio duas vezes por ele;
- Contas variadas para a corrente - aqui você pode escolher o que quiser;
- Fio de silicone para a corrente - compre um fio mais grossinho para que a corrente não arrebente.


  • Primeiro passo - FLOR
Coloque cinco contas no fio de nylon. Dê uma segunda volta com o fio. Isso é muito importante, porque se você amarrar sem dar a segunda volta a flor vai ficar molenga.



Depois de dar a segunda volta, é só apertar bem e dar um nó. Nesse caso estou fazendo um nó normalzinho mesmo, porque depois ainda vai entrar o miolo no mesmo fio.


Vai ficar assim. Importante: NÃO CORTE OS FIOS!


  • Segundo passo - Fazer a corrente
Com o fio de silicone, faça uma corrente do jeito e tamanho que desejar. Teste num guardanapo para ver se voce prefere que ela fique folgadinha ou prendendo de leve o tecido. Aí é preferencia sua!

O nó que eu estou fazendo neste caso está explicado no final.


  • Terceiro passo - Juntar flor + miolo + corrente
Esse é o passo mais complicadinho. O objetivo é usar o nylon que sobrou da flor para prender o miolo e ao mesmo tempo a corrente.

Escolha uma das pontas e coloque o miolinho nela. Passe o fio pelo vão entre um dos lados opostos, e vire o verso da flor, deixando o miolo virado para baixo.

O problema é o seguinte: Como são apenas 5 pétalas, se você deixar só assim o miolo não vai ficar centralizado. Então voce precisa voltar o fio pelo mesmo vão em que está o nó, passar de novo pelo miolo, e virar ele para baixo pelo outro vão oposto.

Quando você der a volta por baixo da flor, coloque também a correntinha no mesmo fio.





Preste atenção para deixar o nó da corrente (o de silicone) alinhado com a flor, para disfarçar o acabamento.

Aperte bem o fio de nylon e finalize com o nó explicado a baixo.



Pronto!! Eu ainda não cortei nenhum dos fios. Tenho medo que eles desamarrem com o tempo, então quero apertar tudo quando o casamento estiver próximo, para então cortar.


Agora sobre o nó. Ele é feito em duas partes (figuras muito profissionalmente feitas no Paint):

1) Una as duas pontas dando 3 voltas.


2) Inverta o lado - coloque o fio da esquerda na sua mão direita e vice-versa. Repita o primeiro procedimento e aperte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...