terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vestido de Noiva



As origens do vestido de noiva remontam à idade média. Com o declínio do Império Romano, a corte bizantina passou a ser referência da moda. As noivas se casavam vestidas de seda vermelha bordada em ouro e como penteado, tranças feitas com fios dourados, pedras preciosas e flores perfumadas. 
Nesta época o vestido simbolizava o status da familia da noiva. O vermelho representava a capacidade da noiva de gerar sangue novo e continuar a estirpe. 
No final do Renascimento, o código de elegância barroca foi determinado pelas cortes católicas de Espanha estabelecendo o preto como a cor correta a ser usada publicamente como demonstração da índole religiosa de qualquer pessoa. Esta cor era aceita como adequada também para os vestidos de noiva, embora tenha sido neste momento que surgiu o vestido de noiva branco como novo padrão de elegância.
Alguns registros dão Maria de Médici como a primeira noiva a se vestir de branco ao se casar com Henrique IV, herdeiro da coroa francesa. Maria, princesa italiana, mesmo sendo católica não comungava da estética religiosa espanhola, e assim, se mostrou em brocado branco como prova da exuberância das cortes italianas.
O vestido trazia um decote quadrado com o colo à mostra, o que causou grande escândalo perante o clero.
Outros registros dão conta de que foi a Rainha Vitória no século XIX, quem iniciou a tradição do vestido branco. 
Com passar dos anos o branco ganhou variações, como o champagnhe e o chá. A cor branca simboliza a pureza, castidade e inocência. Atualmente, algumas noivas mais descontraídas e irreverentes, optam por usar vestidos coloridos, com toques de vermelho, azul, verde,amarelo, lilás etc.
Fonte: Portal São Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...