terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tradiçoes & Superstições do Casamento

Acho que não há nada que tenha tantas tradições e surperstições quanto o casamento. Já pararam para pensar na quantidade de coisas que se dizem acerca do casório, coisas que podem e que não podem, coisas que dão sorte, coisas que dão azar...
Não conheci, até hoje, uma noiva que não acredite em pelo menos uma.
Na ala da surpestição a mais conhecida (pelo menos que me recorde agora) é a máxima de que "chuva na hora do casamento da sorte". Na minha opinião é balela. Alguém se recorda do casamento da Adriane Galisteu com o Roberto Justus? O casamento durou tão pouco que há quem nem saiba que os dois se casaram. Pois se casaram. E no dia foi um dilúvio. Ainda me lembro da entrevista da Hebe Camargo à dizer que seriam felizes e teriam sorte por causa da chuva. O casamento durou seis meses ou menos. Eu passaria a acreditar que chuva em casamento dá azar. Mas já ouvi história de casamentos em que chovia torrencialmente, a ponto do vestido da noiva se sujar com lama e o casamento dura até hoje, após décadas. Será que faltou lama no da Galisteu? Vai saber...
Há outra! O noivo ver o vestido da noiva antes do casamento dá azar. OK, tudo bem.... Nesta eu também alinho e não quero que o Pedro veja o meu vestido de noiva. Mas acho que isto já passa para a tradição e deixa a superstição. Existe um programa que eu adoro, que aqui em Portugal é transmitido no travel & linving que se chama "Say yes to the dress".  A quantidade de noiva que vai escolher vestido com o noivo à tiracolo chama a atenção. Será que o casamento delas será um fracasso por causa disso? Não me parece. Até porque atualmente, como os noivos dividirem as despesas do casamento, o noivo tem algum direito de ver o que está pagando.
Sim, fiz-me advogada do diabo. Claro que, apesar de em relação ao meu casamento dividirmos as despesas, o que inclui o vestido, prefiro que ele não o veja.  Gosto da expectativa que isto cria no noivo.
Não quero meu noivo a pensar "lá vem ela com aquele vestido que tem aquele desenho que eu não gostei" ninguém merece! Nenhuma noiva quer... E o impacto de ver-nos entrar na igreja e todos a olharem-nos, nem o farão reparar no vestido o suficiente para criticá-lo. Estaremos lindas incondicionalmente.
No que diz respeito às tradiçoes, há muitas! Há  por exemplo o vestido branco, as alianças, bolo de fitas, bem casados, noivinhos no topo do bolo, o próprio bolo, chuva de arroz,  jogar o buquet, moeda no sapato da noiva (esta eu não conhecia) etc. Enfim, há muitas.
Qualquer dia conto um pouco sobre cada uma delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...