segunda-feira, 14 de maio de 2012

Receitinha: Pita Shoarma

Segunda-feira, yeah! Bom dia!

Claro que esta empolgação toda só porque é  menos um dia na nossa contagem para as férias.

Parece que realmente o calorzinho resolveu aparecer por cá e por isso aproveitamos o fim de semana para refeições no jardim. Muito bom!
Sábado foi dia de preparar um dos pratos favoritos do maridinho: Pita Shoarma.
É muito fácil de fazer e fica absolutamente delicioso. O segredo do sucesso é a combinação de condimentos usados para temperar a carne, que pode ser de vaca, porco ou frango.

Foto:veronicascornucopia.com

Vamos aos ingredientes!

500 gr de carne (da sua preferência, eu já fiz com frango e com porco)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de óleo
1 alface pequena cortada em juliana
Pães pita
1 colher (sopa) banha de porco
Sal
Molho Shoarma

Mistura de especiarias para o tempero da carne:

1 colher (sopa) de cominhos em pó
1 colher (sopa) de coentros em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de  pimenta preta em pó
1/2 colher (chá) de  paprica em pó
1/2 colher (chá) de cravinho em pó
1/2 colher (chá) de  pimenta de cayenne em pó
1/2 colher (chá) de  canela em pó

Num recipiente junte todos estes ingredientes e misture-os muito bem. Só serão utilizadas para marinar a carne, duas colheres de sopa deste preparado. Você poderá conservar este temperinho em um frasco bem fechado para usar das próximas vezes.

Feito isto, corte a carne em cubos pequeninos (eu prefiro em tiras como se fossem para strogonoff porque acho visualmente mais apetecível) e tempere com as duas colheres de sopa do preparado de especiarias, com o suco de limão e o óleo.
Envolva a carne muito bem e deixe na geladeira em um recipiente fechado por 24h. Nos dias de pressa eu deixo uma hora e não acho que faça grande diferença no sabor.
Após este tempo a marinar, tempera a carne com um pouco de sal e pimenta a gosto. (A receita é assim. Eu coloco apenas uma pitadinha de sal e não coloco pimenta porque acho que a carne já fica condimentada o suficiente)

Para cozinhar a carne, ao invés da banha, uso azeite extra-virgem porque não gosto de banha. Quando o azeite estiver bem quente acrescente a carne até que ela fique bem cozida. Não é necessário adicionar água ou outro líquido qualquer.

Lave as folhas de alface e corte em juliana. Se você não sabe o que é cortar em juliana,  é cortar a alface em tirinhas (como a couve para ser refogada, mas não tão fina)
Quando a carne estiver dourarinha, retire-a
Siga as instruções da embalagem do pão para aquecê-lo, abra-o com cuidado e coloque alternadamente alface, o molho e em seguida a carne, até o pão estar cheio, tomando o cuidado de terminar com uma camada de alface e molho.
Para acompanhar esta delícia, batatinhas fritas e uma coca-cola (ou o refrigerante da sua preferência) com muito gelo e limão.
Dica:
 Se você preferir, pode servir a shoarma sem o pão, com salada de alface, tomate, cebola e pepino (ou aqueles vegetais que lhe apetecerem)
Observação: A foto é de uma pita de frango. esqueci de tirar foto da minha. Da próxima eu tiro e substituo!

Bjos e bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...