terça-feira, 15 de maio de 2012

Como elaborar a lista de compras.

Quase quarta-feira!

Ora bem, vamos falar da nossa lista de compras. Conheço muitas pessoas que nunca fizeram uma única lista de compras durante toda vida. É compreensível quando vivemos na casa de nossos pais.
Se você está neste grupo, fique tranquila. Vou postar algumas dicas de como organizar a lista de compras.

Dica nº1: Tenha uma lista. Esta é fundamental. Poupa tempo e dinheiro. O que acontece quando opta-se por não ter uma lista? As pessoas passam horas a andar feito baratas tontas pelo supermercado sem ter a noção daquilo que realmente precisam comprar e quando chegam ao caixa quase sofrem um ataque cardíaco. A nossa lista de compras foi elaborada no excel e contém os preços de todos os produtos que habitualmente compramos. Os preços constantes da lista são aqueles mais baratos e também indicamos ao lado em qual supermercado o encontramos por aquele preço. É demorada de fazer, mas vale a pena (Maridão quem fez).
Dica nº2: Divida a tua lista por seções e lembre-se que deve constar da tua lista não só produtos alimentícios mas também de limpeza e higiene.
Dica nº3: Como é a primeira lisa e você pode não estar habituada aos hábitos alimentares do cônjuge, façam a lista juntos e percebam o que é primordial para um e para outro ter em casa. Assim vocês evitarão cenas do tipo "Não tem presunto? Mas na casa da minha mãe há sempre." Pode rir, você acha que não acontece mas já ouvi relatos de amigas minhas que viveram esta situação.
Dica nº4: Pesquise preços. As vezes a diferença entre um supermercado e outro é abismal. Nós fazemos compras em 4 supermercados diferentes e consiguimos poupar significativamente. Aqui é importante ter atenção à distância dos supermercados em relação à sua casa. Procure o mais barato no global, se não tiver (como eu tenho) 4 supermercados próximos de casa. Pode não compensar percorrer uma grande distância apenas por causa de meia dúzia de produtos, por isso tenha sempre em conta o combustível a ser gasto (ou o meio de transporte que você utilizar).
Dica nº5:  Coma antes de ir às compras. Quem nunca foi ao supermercado com fome que atire a primeira pedra. Eu já fui ao supermercado com fome e é sempre uma tragédia. Você está no supermercado, cheia de fome e é nesta hora que assam frango e vem aquele cheirinho que te desconcentra. Que sai aquela baguete acabada de assar. Que tem meia dúzia de degustações a acontecer e você foge porque sabe que não vai resistir a experimentar só uma vez e que vai achar tão bom ao ponto de comprar várias unidades daquilo. Olha o valor da compra na estratosfera. Péssimo! Vá fazer as suas comprar depois do café ou de qualquer outra refeição.
Dica nº6: Tenha uma lista de compra mensal e outra semanal. Por quê? Simples, você não vai ao supermercado comprar frutas, legumes, verduras e frios para um mês. São produtos perecíveis. O ideal é que a carne esteja também incluída na lista semanal, mas eu habitualmente compro mensalmente e congelo.
Dica nº7: Mantenha a sua despensa organizada. Assim você conseguirá elaborar a sua lista com maior facilidade.
Se você não sabe por onde começar a fazer a sua lista de compras veja a lista elaborada no BBEL. Você não precisa comprar o que está na lista. É apenas um guia para que você elabore a sua. Até porque, quem sabe dos teus hábitos e necessidades é você.

Boas compras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...